![]() |
Meia Maratona do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação) |
Especula-se que em média haja 100 mil filiados à Confederação Brasileira de Atletismo só nas provas de pista (tentamos contato com a CBAT para confirmar um número exato e não conseguimos). Em se tratando de Corridas de Rua, os números mais ou menos confiáveis são aqueles baseados nas inscrições de pessoas nas provas regulares no país. Nesse cenário, calcula-se que temos entre 6 e 8 milhões de praticantes, sendo os números mais otimistas chegando a 10 milhões. No Amapá, estima-se que mais ou menos 30 mil pessoas sejam corredores de fim de semana ou caminham pela orla da capital Macapá dia sim dia não, e estima-se também que exista ao menos 7 mil corredores fiéis hoje no estado, pessoas que já correm a bastante tempo ou que já focam sua preparação voltada à corrida. Ao fazer esse raio x nos deparamos com um paradigma; porque tanta gente procurou o Atletismo na última década? E por que esse número cresceu só agora?
Só agora nos brasileiros fomos compreender a indústria potencial que é o Atletismo, vejo que muitos promotores de grandes eventos de atletismo foram buscar inspiração, principalmente, nos Estados Unidos, onde hoje existe as mais badaladas provas de Rua do Mundo; Maratona de Chicago, Boston, New York... essa inspiração do mercado brasileiro no americano, fez o país tornar a corrida de fato uma parte da indústria do esporte. Observe, nos EUA, pelo menos 25 milhões de pessoas praticam corrida de rua (procurei uma informação concreta de quantas pessoas correm no Brasil mas não encontrei), os dados são da Sporting Goods Manufacturers Association (SGMA).
A realidade por aqui está mudando, porém é preciso esperar um pouco mais ao meu ver, mas estamos próximos de se tornar uma potência. A grande sacada é a mídia , antes tendenciosa ao Futebol, a TV aberta começou a da notoriedade ao Atletismo, isso despertou ainda mais o interesse de grandes empresas vislumbrando esse esporte como uma forte ferramenta para venda de seus produtos através de atletas e clubes. Pare agora, comece a raciocinar a coisa, veja; Há alguns anos, a Globo inseriu o projeto “Eu Atleta'' dentro do programa Bem Estar. Todos os dias vemos exemplos de pessoas que usam a atividade física para mudar de vida. É a melhor forma de popularizar a prática.
Thaison? E por que você acha que a chegada da TV aberta no Atletismo é tão importante?
Veja bem! Como eu mesmo já publiquei em matérias anteriores, eu falei que o atletismo é o esporte mais democrático do mundo, não foi? Acho que devem lembrar. Pois bem. Diferentemente de modalidades como futebol, automobilismo, vôlei ou basquete, a corrida de rua não tem no atleta de alto rendimento o grande motivo para levar a pessoa a se interessar em consumir e praticar o esporte, não é mesmo? Ou você começou a correr porque me viu correndo e queria correr também? Acho que não, né? Geralmente o que leva alguém a começar a correr é o interesse pela qualidade de vida. É por isso o número de assessorias esportivas cresceu em nosso estado, pessoas viram que saúde é algo que as pessoas investem sem pena. Quando a Globo coloca a corrida e o atleta amador no primeiro plano, obviamente vamos caminhar para um aumento do interesse das pessoas “comum'' para a prática de atividade física, nesse caso a corrida. Nesse cenário, a tendência é a corrida ganhar espaço.
Eu sou bastante crente que nos próximos 10 anos marquem o verdadeiro grande salto da corrida de rua no Brasil. O elemento que faltava para que a prática deixasse de ser restrita às pessoas que vivem nas grandes cidades do país começou a entrar no jogo., hoje vemos até transações financeiras por passe de atletas entre os grandes clubes, atletas ganhando cada vez mais, sendo mais valorizados pelas empresas patrocinadores e estes cada vez mais vendendo seus produtos. Um indício ainda maior disso passa pela observação do que as marcas esportivas estão fazendo no segmento de corrida, um dos que mais receita gera para essas empresas. Quando muitas delas deixam de focar o atleta de alta performance e passam a buscar o entretenimento das pessoas, é sinal de que a biruta vai virar.
Uma nova era está próxima para a corrida de rua no Brasil. É viver para crer.
Gostou? Curtiu? Se você "curtir", "comentar" ou "compartilhar" essa publicação já vai me ajudar de mais, colega. Conto com seu apoio, em?! Grande abraço amigo (a), corredor (a).
REDES SOCIAIS
Facebook: Thaison Viana
Twiter: @Thaison_Oficial
Instagram: @thaisonv1_oficial
Gmail: thaisonv61@gmail.com
Gostou? Curtiu? Se você "curtir", "comentar" ou "compartilhar" essa publicação já vai me ajudar de mais, colega. Conto com seu apoio, em?! Grande abraço amigo (a), corredor (a).
REDES SOCIAIS
Facebook: Thaison Viana
Twiter: @Thaison_Oficial
Instagram: @thaisonv1_oficial
Gmail: thaisonv61@gmail.com