domingo, 3 de julho de 2016

41º CORRIDA DO FOGO: Emoção, polêmicas, decepção, chuva, desentendimentos, superação; assim foi mais uma corrida do fogo em Macapá.

A POLÊMICA

Depois de muita polêmica durante esta semana, aconteceu hoje, 03, em Macapá mais uma etapa da prova de maior tradição do Atletismo Amapaense, a Corrida do Fogo em sua edição de número 41, festa do Atletismo alusiva as comemorações ao Mês dos Bombeiros. Segundo a organização, mais ou menos 1700 corredores profissionais e não profissionais estiveram presentes no evento deste domingo chuvoso, entre inscritos oficiais (1500) e não inscritos. Depois de uma lide entre o CBMAP, organizador do evento, e a Federação de Atletismo do Amapá, FAAP, que chegou a impetrar Mandato de Segurança para barrar o evento tratado como "Ilegal" por não obedecer os padrões de segurança e aspectos de competência da Faap respaldados pela Lei Federal nº 9.503 de 23 de setembro de 1997, que especificamente no seu artigo 67, inciso I, assim se expressa:
Art. 67. As provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta à circulação, só poderão ser realizadas mediante prévia permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via e dependerão de:
I – autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas.

Após o impasse a FAAP desistiu da ação.

A PROVA

Muita chuva durante a prova.
Foto: Flávio Cavalcante
A prova teve largada pontualmente às 6:00 da manhã, ainda escuro, com muita chuva, o que dificultou ainda mais a performance dos atletas no percurso de 10 quilômetros pelas ruas e avenidas da capital Macapá. Estiveram presentes na corrida deste ano atletas de Belém e Maranhão. O alto nível que já era esperado na prova sagrou campeão o atleta do Cruzeiro Esporte Clube, Adelson Alves, 34, maranhense de Barão de Grajaú, que completou o percurso com o tempo de 31:01, tendo como segundo colocado o Paraense radicado em Macapá da Maraturista Assessoria Esportiva, José Maria Arruda, 35, xodó dos adeptos do atletismo em Macapá, que completou o percurso com o tempo de 32:05 e em terceiro lugar fechando o pódio masculino mais um paraense de Prainha da Maraturista Assessoria Esportiva, Janailson Santos, 37, que completou a prova com o tempo de 32:58. Já no feminino a campeã foi a paraense Risonete Santos, 33, representando a Maraturista Assessoria Esportiva, fechou a prova com o tempo de 36:50 com grande vantagem sobre a segunda colocada, a amapaense Rosilda Brito, 36, da Equipe Beira Rio, que completou em 40:33 e fechando o pódio feminino, também da Equipe Beira Rio, a atleta amapaense Elaine Gomes, 20, que fechou a prova em 44:56.


DESENTENDIMENTOS

O melhor bombeiro na prova foi Aluísio Santos, 26, da Equipe Beira Rio que concluiu o percurso com o tempo de 33:58, Aluísio que ao final da prova teve um princípio de discussão com o Atleta Antônio Reginaldo, as pessoas que viram a desavença alegaram que Reginaldo foi cumprimenta-lo e dar os parabéns a Aluísio que na mesma hora disse ao atleta Reginaldo "respeitá-lo pois treinando ele ganhava qualquer um de Macapá" ainda afirmaram que Aluísio teria mencionado uma suposta conversa na qual Antônio Reginaldo teria dito que iria ganha-lo na prova de hoje, o que foi negado pelo atleta, na tentativa de apaziguar e acalmar os ânimos dos dois atletas, mais um atleta se envolveu na confusão, Arnaldo Amorim foi hostilizado por Aluísio que quase foram aos socos, amigos, bombeiros e militares presentes tiveram que separar os atletas que estavam a começar uma briga generalizada. No final ficou tudo bem mais com o clima pesado e tenso entre os atletas.

O CONTRADITÓRIO DE ALUÍSIO

Bom dia, meu nome é Aluísio, citado na matéria, o senhor não tem o direito de colocar palavras na minha boca e denegrir minha imagem perante a corporação de onde eu trabalho e também de todos que me conhecem, em nenhum momento fui procurado por você para esclarecer algo sobre o ocorrido, e vou procurar meus diretos.

OPINIÃO DO BLOG

Fatos fúteis como este se quer eram pra ter ocorrido, estamos à disposição do senhor Aluísio e de quem quer que seja para prestar todos os esclarecimentos a fim de sanar eventuais distorções, que em nosso ver não houve. Na descrição deste blog falamos a finalidade deste: Pitacos, dicas de corrida [...] e tudo que envolva o Atletismo, nunca será e nunca foi nosso objetivo denegrir a imagem de alguém, só queremos a difusão do esporte, não ganhamos nada por isso em dinheiro, e nem queremos, não é essa nossa finalidade deste blog. Vamos continuar publicando notícias, matérias, dicas, pitacos, informações que envolva o Atletismo, se assim Deus e cada leitor nos permitir. Fica nossos parabéns aos campeões e ao senhor Aluísio.

MINHA PARTICIPAÇÃO

Infelizmente não pude completar o percurso, muito gripado com dor de cabeça corri com muita tosse, nariz entupido não conseguia respirar e já no quilômetros 2,5 não deu pra mim, tive que parar. Agora é continuar os treinos que minha próxima corrida será a Nigth Run em Macapá. Desde já agradeço as mensagens de apoio e carinho de todos, muito obrigado.

OBS: Esta matéria pode sofrer alterações a qualquer momento, haja vista que as partes citadas na matéria, no tópico que trata o "DESENTENDIMENTO" , caso se sintam prejudicadas poderão mandar email a este blog ou comentar para que este textos seja editado o mais rápido possível e que prevaleça a impessoalidade deste escritor.

Álbuns da prova podem ser encontrados em:
https://www.facebook.com/flavio.cavalcante.33/media_set? set=a.1092661990799433.1073742377.100001669287059&type=3&pnref=story (Facebook Flávio Cavalcante).
https://www.facebook.com/Shymiurinakura/media_set?set=a.864275097032099.1073742022.100003488513444&type=3&pnref=story&qsefr=1 (Facebook Shymiuri Nakamura).

7 comentários:

  1. bom dia meu nome Aluísio citado na matéria, o sr não tem o direito de colocar palavras na minha boca e denegrir minha imagem perante a corporação de onde eu trabalho e também de todos que me conhecem, em nenhum momento fui procurado por vc pra para esclarecer algo sobre o ocorrido, e vou procurar meus diretos....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Aluísio. A finalidade do Blog é informar, fomentar e difundir a prática do Atletismo em nosso estado, através de entrevistas, dicas, novidades e tudo o que esteja ligado direta ou indiretamente ao Atletismo. Todavia, procuramos dar impessoalidade aos textos publicados por aqui, prevalecendo o mérito de cada um, sem distorcer a verdade,um adendo, não foi e nunca será nosso foco "distorcer" ou "ludibriar" as informações de tal forma que esta venha a influir na vida profissional ou pessoal de cada pessoa não qual os textos mencione. Nosso foco foi simples e tão somente fazer um "Raio X", um apanhado geral da prova, desta forma trazendo à tona os fatos que mais chamaram atenção. No entanto, alertamos ao fim deste texto que essa matéria poderia sofrer as devidas alterações caso alguém se sintam prejudicado pelas informações contidas no texto. É garantido a você o direito de se expressar, de se opor e abster-se dos fatos. Desta forma iremos acrescentar seu comentário ao texto e os vindouros, caso outros se queiram questionar a matéria. Nosso foco é valorar o atletismo, sempre será esse nosso papel fundamental, não fazemos política tampouco matérias tendenciosas, desde já fica nossos parabéns a você, desejamos sucesso e que fatos fúteis como esse não possam torna-se bolas de neve. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Isso parece ser um blog de fuxico para vocé ganhar mídia como ta ganhando, tanto fuxico que nem assina o que posta quero saber quem é você, em que essa sua história envolvendo meu nome e principalmente da instituição de onde trabalho vai ajidar no desenvolvimento do Atletismo. ...se identifique. .

    ResponderExcluir
  4. Como vossa excelência narra de forma tão minunciosa um fato o qual não presenciou???
    Haja visto que, você em seu próprio texto diz que passou mal e não completou o percurso da prova.
    Seria um ser onipresente?

    ResponderExcluir
  5. Como vossa excelência narra de forma tão minunciosa um fato o qual não presenciou???
    Haja visto que, você em seu próprio texto diz que passou mal e não completou o percurso da prova.
    Seria um ser onipresente?

    ResponderExcluir
  6. bom dia meu nome Aluísio citado na matéria, o sr não tem o direito de colocar palavras na minha boca e denegrir minha imagem perante a corporação de onde eu trabalho e também de todos que me conhecem, em nenhum momento fui procurado por vc pra para esclarecer algo sobre o ocorrido, e vou procurar meus diretos....

    ResponderExcluir
  7. bom dia meu nome Aluísio citado na matéria, o sr não tem o direito de colocar palavras na minha boca e denegrir minha imagem perante a corporação de onde eu trabalho e também de todos que me conhecem, em nenhum momento fui procurado por vc pra para esclarecer algo sobre o ocorrido, e vou procurar meus diretos....

    ResponderExcluir