domingo, 17 de julho de 2016

Emoção e desafio: essa foi a 1ª Nigth Run do Amapá.

A CORRIDA

Troféu da corrida (Foto: Shymiura Nakamura).
Ontem, sábado (16), aconteceu a Night Run Medida Certa 7K, em Macapá, no Amapá, e, segundo a organização, contou com a presença de mais de 1.200 corredores profissionais e amadores entre inscritos e não inscritos. Uma coisa ficou nítida nesta prova: desde a concentração dos corredores, a ansiedade pelo início da prova era grande, não era para menos, essa foi a primeira Nigth Run do Amapá. O público tinha duas opções para o evento, corrida e caminhada, e animação estava presente entre todas as pessoas de várias assessorias e clubes de atletismo.
Antes da largada – que aconteceu às 20h, conforme o previsto –, foi realizado um aquecimento coletivo pela equipe do evento, na arena de concentração localizada no estacionamento do Amapá Garden Shopping. Logo em seguida, a multidão se dirigiu à linha de início, onde se misturavam pessoas concentradas e grupos animados de amigos, dali sairia os mais rápidos e os aspirantes ao
pódio.

OPINIÕES
No final do evento, eu conversei com algumas pessoas para saber o que acharam do evento. “Eu não posso dar muitas palavras, sou organizador de corridas e sei como ninguém das dificuldades de se realizar um evento como este, houve falhas que servirão de reflexão para muita gente, tanto o Poder Público como a iniciativa privada”, disse Jefferson Costa, organizador e dono da marca "Corrida da Selva", que completou dizendo: "Tenho certeza de que está corrida será um divisor de águas no que diz respeito a realizar eventos esportivos no Amapá, isso não é para qualquer um". Essa também foi a impressão dos dois atletas da Equipe Porta do Sol, Arlei Barros e Reginaldo Silva, aquele que realizou sua primeira prova noturna e não imaginava que haveria tantas pessoas correndo em um sábado à noite e uma energia tão boa entre todos e este que realizou sua segunda prova noturna. "Gostei do percurso mas acho que não foi o mais adequado para uma corrida noturna, isso foi uma novidade para os corredores do Amapá e, consequentemente, teriam que dobrar a logística de apoio, mas no geral gostei bastante do evento"  disse Arlei. "Foi perfeito, não foi melhor pois houve alguns problemas, mas sempre será bem-vinda corridas como esta, evidentemente que precisa melhorar" afirmou Reginaldo Silva. Estiveram no evento os atletas mais rápidos do Amapá e alguns do Pará, como José Maria Arruda (que ficou em primeiro lugar geral masculino) e Emille (vice-campeão geral no feminino), Amapá e Pará respectivamente.

PÓDIOS

Gilson Silva, deficiente visual, foi o campeão na mesma categoria, ele já participou de várias provas pelo Brasil, acompanhado de seu treinador e guia, João Santos e Maxel. João Santos que estava receoso com a segurança e montagem da estrutura de apoio da prova, porém, ficou feliz com o circuito, no final tudo ocorreu bem.

O primeiro lugar dos 7 km masculino ficou para José Maria,  Maraturista Assessoria Esportiva, que desde a largada correu na ponta e sagrou-se campeão da primeira corrida Nigth Run Amapá. No geral, a Night Run Medida Certa mostrou-se ter sido um sucesso, tanto de público como de diversão. Mas muitas pessoas discordam, pessoas com quem conversei comentaram ter sido  "lesados", reclamaram que faltou água no percurso, falta de segurança, estrutura, erros com resultados, trânsito hostil... a estrutura e a atmosfera divertida da corrida noturna logo se tornou tumultuada.


PÓDIO COMPLETO

MASCULINO
1º LUGAR: José Maria Arruda
2º LUGAR: Reginaldo da Silva
3º LUGAR: Idair Benedito
4º LUGAR: Railson Borges
5º LUGAR: Thaison Viana

FEMININO
1º LUGAR: Rosilda Brito
2º LUGAR: Emille Andressa
3º LUGAR: Elaine Gomes
4º LUGAR: Gleiciane Costa
5º LUGAR: Mariana Medeiros


MINHA OPINIÃO SOBRE O EVENTO

Particularmente, gostei da prova, senti-me seguro durante o percurso, passei por dois postos d'água, o suficiente para uma corrida como esta, não bebi no primeiro, uma estratégia pessoal e bebi no segundo ponto de água, concluir o percurso na 5ª colocação geral e 1º em minha categoria (20 a 24 anos). Sobre o tumulto na organização, acho que boa parte foi acarretado pela empresa contratada a fazer a cronometragem do evento, isso não é brincadeira. O Atletismo está entre as 10 modalidades mais populares do Brasil e uma das mais populares do Mundo, a empresa "Corrida e Aventura" mostrou-se muito vulnerável. Quando um Militar se inscreve como mesmo, automaticamente ele está desvinculado da categoria geral comunidade, isso o próprio sistema trata de diferenciar, isso não ocorreu ontem, gerando confusão nos demais resultados e comprometeu o esforço da coordenação do evento, liderada por Major Cavalcante e Pablo Passo, sobre o percurso; bom, eu achei um bom percurso, mas que o horário para um sábado à noite ficou perigoso. No geral, eu aprovei o evento e parabenizo ao Major Cavalcante e toda sua equipe pelo evento e incentivo à prática do esporte, sabemos o quão difícil é realizar um evento como este, é muito difícil mesmo, fica nossos agradecimentos e reconhecimento pelo esforço.

Resultado no site: corridaeaventura.com.br/
Fotos do Evento: https://www.facebook.com/Shymiurinakura/media_set?set=a.872346006225008.1073742047.100003488513444&type=3&pnref=story | https://www.facebook.com/Shymiurinakura/media_set?set=a.872464132879862.1073742048.100003488513444&type=3&pnref=story | https://www.facebook.com/medidacertapmap/photos/?tab=album&album_id=1723432844578417
Imagens: Shymiura Kakamura

Nenhum comentário:

Postar um comentário