sexta-feira, 14 de outubro de 2016

ARTIGO: corrida de rua dominando o mundo. Esporte democrático, sem idade.

Atletas veteranos em competição.
Foto: Google
O atletismo é o esporte mais antigo do mundo, sendo considerado o esporte-base, por ter sido o princípio de todos os outros e por servir de preparação para as várias modalidades atléticas. Em qualquer modalidade esportiva, a condição física do praticante é medida pela sua resistência (teste de corrida), elasticidade (alongamentos) e força muscular.

A corrida difere dos outros esportes no sentido de participação. Enquanto uma partida de futebol reúne no estádio cerca de 20, 30 ou 40 mil espectadores sentados para assistir a 22 jogadores, uma maratona pode reunir mais de 40 mil participantes, porém ativos e uma torcida de mais de 1 milhão de pessoas.

No futebol, um jogador em plena maturidade esportiva (na casa dos 35 anos) é considerado um velho. Para as maratonas (42.195 metros), por exemplo, é um garoto.

Muitos esportes são praticados da infância até a adolescência e depois deixados de lado, pelas conseqüências que possam trazer para o corpo. Já a corrida, não. Todo ser humano, depois que começa a andar, já quer correr (é um esporte natural). E pode continuar a correr por toda a vida. Corredores amapaenses como Sebinho, Kelé, Ademir, Antônio, Lobo, Iranilton e muitos outros, são a prova viva disso. Para começar, só depende de você.

Não é necessário mais 10 jogadores, um carro de formula 1, uma piscina ou uma bicicleta. É preciso apenas um bom par de tênis e estar autorizado pelo seu médico para iniciar na prática da corrida, ou, é claro, o seu personal.
 
CORRIDA UNE PESSOAS E ACALMA A ALMA

Alguém já viu ou ouviu falar de brigas em Corridas de rua no Brasil? Ou fora dele? Claro que não, né? E nos estádios de futebol? Até parece um campo de guerra. Cada vez mais se torna frequente a rivalidade entre as torcidas causando até morte. Ontem no jogo Flamengo e Fluminense aconteceu um exemplo claro de violência.

A corrida é o esporte mais solidário que existe. Todos que participam de corridas de rua, como a Corrida do MPAP, que a cada ano aumenta o número de participantes, julgam-se amigos sem nunca terem se visto antes. É algo fora do comum. Juízes, advogados, civis, militares, médicos, políticos, todos correndo em seu "pace" e transbordando alegria.

Há uma grande confraternização, antes, durante e após a prova. Cada participante se interessa e se preocupa com o seu companheiro de prova, e faz questão de saber como está e qual foi o seu tempo - isso é o mais comum, cá entre nós. Nosso esporte não tem idade, comparamos ao vinho; "quanto mais velho, melhor"

Mais corrida!

2 comentários:

  1. Verdade. E além dos beneficios para a saude ainda fazemos novas amizades!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade. E além dos beneficios para a saude ainda fazemos novas amizades!!!

    ResponderExcluir