domingo, 24 de abril de 2016

Os mitos dos corredores de fundo.

Na preparação para uma maratona não há sentido em fazer treinos de velocidade ou de alta intensidade porque você nunca irá tão rápido em uma prova longa. 

Grande erro. Apesar deu ainda não ter corrido uma maratona isso é notavelmente equívoco. Você deve combinar a intensidade e as distâncias porque assim consegue melhorar mais rápido além de evitar estacionar em um nível específico. Não é preciso fazer subidas ou tiros toda vez que sair para correr, mas é necessário realizar uma ou duas sessões intensas por semana. O grande sinal de que a maratona deixou de ser uma prova de resistência e passou a ser uma prova de velocidade é o atual recorde do queniano Dennis Kimetto, 2:02.57.

Para perder peso é necessário correr longas distâncias sem comer nada. 

Mais um grande erro de algum abençoado. Caso seu corpo não tenha energia não renderá bem, além de poder se machucar, seu treino será de uma qualidade horrível. Nas rodagens mais longas é indicado que você deva consumir géis [caso seja habituado, no meu caso isso não funciona] e barrinhas de cereais durante o esforço. Para perder peso ajuste sua dieta, mas longe dos momentos de treinamento.

Perder peso melhora sempre os tempos na corrida.


Claro que se você está "fininho" levará menos peso numa subida, por exemplo, e, seu tempo, provavelmente, será menor. Porém, seu peso nunca deve estar abaixo de uma zona limite razoável. Controle o que come para não limitar seu rendimento por causa de seu peso. O recordista das provas de 10000 e 5000 mil metros em pista, Kenenisa Bekele, não é "fininho", ele tem um corpo diferente dos fortes quenianos. Eis a vantagem de quem tem um pouco de massa muscular dividida em seu corpo: as subidas são sempre favoráveis e em provas que exigem velocidade esses corredores costumam ser melhores, claro que se deve ponderar quando falo em "massa", MUITA massa também atrapalha, eu por exemplo, não sou magrinho, bom até sou, mas tenho massa muscular diferente dos outros atletas do Amapá e porque não do Brasil?

Na academia, quando fizer musculação, faça sempre muitas repetições com pouca carga para não ganhar músculos.

Essa foi até alguns dias atrás a minha dúvida. Mas por orientações de meu treinador do Rio de Janeiro vi que é totalmente o contrário do que eu pensava. Se quiser melhorar sua força e potência (o que deve ser o motivo que lhe faz puxar ferro) terá de levantar um peso significativo. Depois de duas semanas de trabalho com pesos leves, comece a aumentar a carga a diminuir as repetições e não se preocupe porque você só ganhará muito músculo se passar o dia inteiro na academia.

Para ter bons resultados correndo você deve treinar ao menos 10, 12, 15 horas por semana e dobrar algumas sessões.

Você deve estruturar bem o treinamento, alternando adequadamente as cargas e os descansos. Se você treinar uma hora por dia, dia sim e dia não, experimentará grandes melhoras, sempre variando as intensidades. Muitos corredores amadores melhoraram com um plano de treinamento mais elaborado e com menos horas de trabalho. Foque na qualidade em vez da intensidade ou quantidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário