terça-feira, 10 de maio de 2016

Alongamento, antes ou depois do treino? Tire suas dúvidas.



Vou tentar elucidar essa sua dúvida de uma vez por todas, corredor (a). Primeiramente, deve-se fazer um aquecimento prévio, coisa simples como, por exemplo, dar um trote ou algumas "retinhas" rápidas de no máximo 5 minutos, o suficiente para aquecer o corpo, nada mais que isso. Mas por quê? Primeiro porque qualquer exercício exige alongamento, até mesmo aqueles que não exige esforço físico, e no caso do Atletismo é indispensável. O alongamento deve ser o mais simplório possível, sem inventar. Não vá querer fazer o que um o Diego Hipólito faz, por exemplo, esse não é nosso foco, aqui é atletismo. É importante você saber que muito alongamento prejudica na corrida, caminhada e exercícios em geral, uma vez que, caminhada e corrida são exercícios de contração muscular e o alongamento distende os tendões sobremaneira, prejudicando aquilo que mais precisamos nesses exercícios, que é contração.

Deve-se faze-lo de modo que você vá esticando progressivamente até sentir os músculos e tendões queimarem, aí volta ao estado normal lentamente. Quanto mais doer melhor, isso é sinal que você está bastante "duro" e os músculos estão alongando. Nada de ficar naqueles balanços doidos, pois, os nossos tendões são como elásticos, se você ficar estendendo e recolhendo de forma abrupta, acabará por rompe-los, assim como o elástico. Por isso a importância de ter um acompanhamento com quem já conhece do assunto.

Agora, de uma vez por todas, a pergunta que não quer calar, fazer alongamento antes ou depois do treino, Thaison? Sim! Deve-se sim, fazer alongamentos antes e depois dos exercícios, mas, de forma racional, nada de exageros. Ninguém está querendo entrar para o um time de contursionista de circo.

Obrigado por ler até o final, se você gostou da um "G+1", compartilhe nas suas redes socias: facebook, twitter... dúvidas deixe seu comentário ou me envie um email, nosso feedback será prazeroso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário