domingo, 1 de maio de 2016

O crescimento das corridas em trilhas (Cross Country) em Macapá. Vai correr uma? Veja as dicas!

Corrida Cross Country (Foto: Thiago Diz).
Muitas pessoas optam por algo diferente dentro do universo das corridas de Rua, por ser algo tão versátil permiti essa flexibilidade. Uns querendo fugir da mesmice, outros entrar em contato com a natureza, e alguns buscam a emoção e o lado desafiador deste universo paralelo das corridas de rua. É fácil pensar em motivos subjetivos para participar de provas disputadas em terrenos menos convencionais, como terra, trilhas e areia. Ainda mais sabendo que os benefícios que esses eventos proporcionam são bem mais palpáveis. Tomando algumas precauções na preparação e no dia da corrida, é possível ganhar não só em motivação, como também em performance.
As provas rústicas, assim também conhecidas, seja em praia ou em montanha, são uma forma de desenvolver ao mesmo tempo força, resistência, velocidade e coordenação motora em meio a um ambiente novo e desafiador. Muitas delas seguem o princípio das competições de Cross Country, ou seja, são disputadas em traçados com grande variação e terreno acidentado.
Foto: EFE
Não é à toa que nós, corredores, em tempos de treino de base, buscamos terrenos deste tipo para nossa preparação, fazer um misto no treino. Por isso até hoje muitos corredores de elite usam os percursos em terra batida como preparação. Isso porque, dentre outros motivos, ao obrigar o atleta a saltar e desviar de obstáculos, é desenvolvida a força e reflexos. Os benefícios são sentidos ainda na coordenação motora devido ao terreno irregular, que também colabora para o fortalecimento dos músculos do pé e da perna, fundamentais para que a pisada se torne mais eficiente.
Além disso, as corridas em trilhas, cross country, rústicas, como queira falar, são provas com algumas peculiaridades. Nessas provas, é muito difícil definir previamente um ritmo, principalmente sem experiência prévia, por isso fica aberto a disputa para qualquer atleta, todos podem vencer, diferente das corridas de rua quando o corredor sabe o ritmo a ser imposto por ele na prova, esse é o grande barato. Meu maior desejo, desde que vi crescer esse evento no Amapá, é justamente correr uma prova assim. Nunca deu certo! Mas sigo acreditando que a hora vai chegar, até mesmo pelo momento que estou, voltando aos treinos quero ganhar mais confiança para fazer o percurso duríssimo desta prova.
É importante também falar sobre a questão "pace". Não podemos comparar provas de rua com provas cross country. Então preocupe-se mais em completar o percurso do que fechar uma grande marca. E atenção! Para aqueles que pretendem correr uma prova deste tipo é importante estar preparado, é uma prova que exige bastante. Fortaleça a musculatura e prepare o psicológico para encarar o trajeto. Dia 08 de Maio tem evento previsto em Macapá. É mais uma edição da corrida da Selva, ocorrerá no interno do 34º BIS, na rodovia Duca Serra. 

Mais informações na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/rallynaselva/?fref=ts
Matéria: Papo de Pista


Nenhum comentário:

Postar um comentário