Atletas africanos com ótima mecânica de corrida. |
A definição mais simples que posso fazer sobre este assunto é a capacidade de executar de forma mais eficiente seus treinamentos. Este conceito deriva outro muito importante e que será fundamental em saber por que trabalhar a técnica de corrida, é o conceito de eficiência. Eficiência neste caso é dada por a capacidade de correr mais rápido com menos esforço, algo interessante não é mesmo? O atleta se torna mais eficiente quando a mesma velocidade de funcionamento, exige menos custo de energia para ir em determinada velocidade, ou quando para o mesmo custo de energia, é capaz de correr mais rápido.
Os objetivos são claros:
- Melhorar a nossa corrida de velocidade
- reduzir a fadiga
- evitar lesões
- Melhora o condicionamento físico
Para fazer isso, devemos saber individualmente o assunto que estamos a trabalhar e quais são as suas principais deficiências técnicas, como eu costumo dizer: treinamento de corrida ou é feito para você ou não serve, acredite nisso. Daí, devemos trabalhar aspectos muito importantes, tais como a força nos pés, reforço muscular... devemos gastar de energia somente o necessário. Nada de exageros.
Na maioria dos casos no campo do atletismo, as deficiências técnicas mais importantes são:
- Falta de força na parte inferior do corpo;
- O desemprego coordenação;
- Pouco controle dos movimentos executados.
Outro aspecto é a conhecer o seu padrão biomecânico, este temos que comparar com de alguns corredores com mecânica padrão. Não será a mesma de um corredor de elite, a principio, mas pode chegar nesse nível sem estresse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário