quarta-feira, 4 de maio de 2016

Dica de treinamento de força para fundista.

Condicionamento e musculatura invejável dos fundistas africanos. 
Eis a grande questão. Corrida de rua requer preparo físico, psicológico... e a principal maneira de aprimorar a forma física e os seus resultados competitivos, é através do desenvolvimento das suas capacidades físicas, ou seja, a resistência, a velocidade, a força, a flexibilidade e a coordenação motora, como sempre digo neste Blog. Sua planilha não se difere das outras, talvez na metodologia, mas sempre haverá treinos longos, curtos, tiros, fartleks..., conforme a base e os resultados do atleta, ou seja, na sua “performance”. Por exemplo, no caso de um velocista, a força e a velocidade são as capacidades físicas que mais devem ser treinadas, porém no caso de um tenista, a agilidade e a coordenação motora, assumem uma importância muito maior.
No caso dos atletas de meio-fundo e fundo a capacidade física mais importante para o resultado competitivo é, sem qualquer duvida, a resistência e principalmente a resistência de longa duração ou seja, a resistência aeróbia. Em convivência com o amigos fundistas, troca de experiências, eu pude concluir: Se você tem um ritmo de rodagem bom e faz fartleks, já é o suficiente para ir para grandes provas e fazer um "tempaço". Contudo, é um equívoco manter o corpo neste padrão de treinamento, na minha opinião, treinos exclusivos tendem a deixar o corpo e a mente relaxados de mais, então, NADA DE EXCLUSIVIDADES, trabalhe tudo, pelo menos em 2 a cada 5 planilhas anuais. 
Veja bem, este tipo de treino é indicado para o fim de temporada do atleta, por volta de Janeiro e se estende até fim de Fevereiro mais ou menos, não costuma ter mais que 6 semanas. Como já comentei em uma publicação anterior, correr e cansar é normal, agora, sempre estar cansado é um prolema que o atleta pode ter adquirido devido à ausência deste tipo de treinamento.Se o atleta for resistente, for mais forte, mais rápido e mais coordenado, é óbvio que é um atleta mais completo e com melhores possibilidades de progredir e realizar melhores resultados competitivos. Ao perceber que está indo bem nos treinos e pipocando nas provas, procure corrigir algo em seus treinos.

Deixarei uma simples dica para aqueles que talvez estejam precisando.
1 - 30 metros de skipping médio/alto;
2 - 5x 10 agachamentos, sendo que a cada 10 dê um salto;
3 - 10x10 corrida em escadaria, a cada 10 descanso de 1 minuto...

Mais dicas (planilha completa) mande email para: thaisonv61@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário